1.4. Relação entre a procura do bem e o gosto do consumidor

                                                                                                                                                                    André Franco Montoro Filho


               Por fim resta examinar a influência do gosto ou da preferência do consumidor sobre sua demanda. Vamos estudar esta relação por meio de um exemplo.
                   Suponhamos que seja feita uma grande campanha publicitária incentivando a população a beber mais leite. Nessa campanha se mostra o valor nutritivo do leite e os benefícios que ele traz para a saúde. O povo é despertado por essa propaganda e resolve tomar mais leite. O que ocorrerá com a curva de procura do leite? É fácil responder. A curva se deslocará para a direita.
1.4.1. Curva de procura de mercado
                   Até agora sempre falamos sobre a procura individual. E a procura de mercado? A procura de mercado é a soma das procuras individuais. Suponhamos que a um dado preço o consumidor “A” deseja adquirir 10 maços de cigarros, o consumidor “B” deseja 7 e o “C” 5 maços. Sendo o mercado constituído destas pessoas, a procura de mercado será de 22 maços de cigarros, ao preço dado.
                   Em termos rigorosos diz-se que a curva de procura de mercado é a soma horizontal das curvas de procura dos indivíduos que compõem este mercado. É chamada horizontal porque somente se somam as quantidades e não os preços. Podemos exemplificar com uma tabela para um mercado constituído de três pessoas.

  
Tabela 5.1.
Quantidade procurada
Preço
Consumidor “A”
Consumidor “B”
Consumidor “C”
Mercado
2500
4
5
12
21
2000
14
10
22
46
1500
24
15
32
71
1000
34
20
42
96
500
44
25
52
121

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Download Ativador Definitivo do Office 2016

Colagem de Barbotina

O que é MTS, ATO, MTO e ETO